Leilão da Lotex passa pelo sexto adiamento | Portal
07/05/19 11:33

Leilão da Lotex passa pelo sexto adiamento

volantes-loterias-q98a7863-credito-marcelo-brandt-g1.jpg

Pela sexta vez consecutiva, o leilão da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) que estava agendado para acontecer no dia 9 de maio, quinta-feira, foi adiado para o dia 28 do mesmo mês pela Comissão de Outorga do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A tentativa de privatização ocorre desde o governo Temer, especificamente tendo início as licitações em junho de 2018, prosseguida no mandato de Bolsonaro. A medida também coloca mais três áreas (cartões, Assets e seguros), além da Lotex, disponíveis para o mercado privado. Mediante a isto, para deter o possível fatiamento, a Fenae com apoio da APCEF/RJ entrou com uma Ação Civil Pública (ACP), em novembro do ano passado, que impediu a execução das licitações.

Caso o leilão aconteça, os setores mais prejudicados serão os de programas sociais, culturais, seguridade social, esporte e lazer, visto que, o repasse será reduzido para 15%. Somente no ano de 2018, as Loterias arrecadaram R$ 6,5 bilhões, dos quais R$ 2,4 bilhões foram destinados para estas áreas.

“É um absurdo que o governo Bolsonaro continue trilhando o caminho traçado por Temer. Já faz mais de um ano que estamos na luta visando impedir a venda das Loterias da Caixa. Os adiamentos dos leilões mantêm viva a nossa esperança de que consigamos reverter essa política de entreguismo”, afirma Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ.

Compartilhe