Inspira Fenae traz um time de palestrantes de peso | Portal
10/04/18 14:49

Inspira Fenae traz um time de palestrantes de peso

 

Inspira Fenae palestrantes editado.jpg

Faltam poucos dias para começar o maior evento de gestão de conhecimento para o pessoal da Caixa, o Inspira Fenae, que acontece no Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de abril. Com o tema central focado nos “Desafios Sociais, o evento trará um time de peso que conta com pensadores e palestrantes referências em suas áreas.

540 empregados da Caixa Econômica Federal (ativos, aposentados e pensionistas), associados às APCEFs foram contemplados para participar do evento e poderão obter mais conhecimento sobre temas relacionados à inovação, tecnologia, moradia sustentável, sistema financeiro, diversidade, longevidade e educação para o futuro.

No time de peso estão: Rossandro Klinjey: palestrante e escritor, Psicólogo Clínico, Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Psicanálise; Fernando Costa: graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1974), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Darcton Damião: doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, MBA em Gestão Empreendedora e Mestre em Sensoriamento Remoto; Iva Voelcker: gerontóloga de nacionalidade alemã, com mestrado em Políticas Públicas e Envelhecimento no King’s College London;  Guga Stocco: estudioso de como a inovação e a tecnologia vem transformando a sociedade em áreas diversas como entretenimento, varejo e mercado financeiro; Rivadávia Drummond: pós-doutorado pela Faculty of Information Studies da Universidade de Toronto, no Canadá. Jessé de Souza: formado em Direito e mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília; Nathalia Arcuri: jornalista, blogueira, educadora e planejadora financeira. Formada em jornalismo pela UniFiam Faam; Leandro Alvares; Carina Queiroz e Jamil Bichara.

Não sabe se foi sorteado? Confira os resultados:
Resultado 1: http://inspirafenae2018.fenae.org.br/resultado/
Resultado 2: http://inspirafenae2018.fenae.org.br/resultado/2
Resultado 3: http://inspirafenae2018.fenae.org.br/resultado/3
Resultado Sorteio Extra: http://inspirafenae2018.fenae.org.br/resultado/4

Currículo dos palestrantes:
Rossandro Klinjey

Palestrante e escritor, Psicólogo Clínico, Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Psicanálise. É autor do livro Temas complexos: uma abordagem didática e coautor do livro Educando para a paz. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante. Lecionou nos cursos de Psicologia, Administração de Empresa, Marketing, Educação, Medicina, entre outros. Hoje, ele atua nas áreas de recursos humanos, motivacional, liderança, perspectivas da educação, relações interpessoais, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, serviço público, cultura de paz, entre outros.

Fernando Costa
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1974), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1975-76), Doutorado em Ciência Econômica pela UNICAMP (1986), Livre Docente pelo Instituto de Economia da UNICAMP (1994), aprovado com nota 9,9 em Concurso para Professor-Titular em 2015. Desde 1985, é professor na Graduação, Pós-graduação e Extensão (para profissionais da área financeira) nesta Universidade. Obteve experiência profissional na área de Economia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira, pesquisando principalmente nos seguintes temas: Sistema Financeiro, Bancos, Teoria e Política Monetária, Macroeconomia e Inflação, Finanças Comportamentais, Ciência da Complexidade em Economia.

Participou de direção estratégica de empresa pública como Vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da Caixa Econômica Federal, entre fevereiro de 2003 e junho de 2007. Adquiriu visão prática do sistema bancário brasileiro como Diretor Executivo da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos entre 2003 e 2007. Teve atuação no desenvolvimento do mercado de securitização como Membro do Conselho de Administração da CIBRASEC - Companhia Brasileira de Securitização, onde foi eleito, por representantes de seus sócios, Presidente do Conselho, em abril de 2007. Tem conhecimento do sistema de pagamentos brasileiro como Membro do Conselho de Administração da CIP - Câmara Interbancária de Pagamentos. Fez acompanhamento do setor de seguro previdenciário como Membro do Conselho de Administração da Caixa Vida & Previdência. Adquiriu conhecimento do setor de fundos de pensão como Membro do Conselho de Administração da FUNCEF - Fundo de Pensão dos Empregados da Caixa Econômica Federal.

Concedeu consultorias para ABRAPP – Associação Brasileira de Previdência Privada, Federações e Associações de Empregados de bancos públicos. Em 2010, prestou consultoria à CONTRAF-CUT.

Darcton Damião
Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, MBA em Gestão Empreendedora pelo ITA – em parceria com a ESPM, Mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE e Bacharel em Ciências Aeronáuticas formado pela Academia da Força Aérea, turma de 1983. Realizou cursos de especialização na Universidade de Michigan, no MIT (Sloan School of Management) e na Universidade da Pensilvânia (Wharton School). Ocupou diversas funções executivas, dentre as quais destacam-se: os cargos de Sócio-Fundador da DCT e Associados, de Diretor de Tecnologia da Vale Soluções em Energia – VSE, de Country Manager das empresas controladas pela VSE nos EUA – TAO Sustainable Power Solutions, LLC (West Palm Beach, FL) e Plum Combustion, Inc (Atlanta, GA), de Diretor de Pesquisa e Inovação da Usiminas e de Diretor do Instituto de Estudos Avançados, instituição de CT&I do Comando da Aeronáutica.

É Professor Visitante no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e na Escola Superior de Guerra (ESG) e membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade – CONIC – da FIESP. Foi, ainda, membro da diretoria da ANPEI, do Comitê de Empresários para Inovação da Amcham-Brasil, do Comitê de Desenvolvimento Tecnológico da FIEMG, do Conselho Deliberativo do Instituto PróInovação e Competitividade, criado pela Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais – ABM e do Conselho Técnico-Científico do Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

 

Iva Voelcker
Gerontóloga de nacionalidade alemã, com mestrado em Políticas Públicas e Envelhecimento no King’s College London, que acrescenta à equipe do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), do qual é Diretora Técnica, conhecimento gerontológico e experiência internacional. Ina trabalhou de 2009 até 2012 na HelpAge International, responsável por projetos desenvolvidos em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e trabalhou no projeto “Cidade Amiga do Idoso”, na Organização Mundial de Saúde (OMS). No ILC-BR, ela é responsável pelo desenvolvimento e execução de iniciativas e projetos de pesquisa voltadas ao envelhecimento ativo e cidades amigas do idoso.

 

Guga Stocco
Estudioso de como a inovação e a tecnologia vem transformando a sociedade em áreas diversas como entretenimento, varejo e mercado financeiro. Em palestras pela América Latina, Estados Unidos, Canadá e Europa, ao longo dos últimos seis anos, ele tem falado sobre temas de ponta como inovação, tendências, fintechs, inteligência artificial e blockchain.

Stocco tem mais de 20 anos de experiência na criação de negócios digitais e transformações de negócios, com projetos bem-sucedidos nas áreas de banco digital (Banco Original), venture capital (Koolen&Partners), mobile e e-commerce (Buscapé), plataformas na internet (Microsoft) e marketing (TeRespondo).

Ele participa atualmente de conselhos consultivos de inovação na B3 (empresa de infraestrutura de mercado financeiro que nasceu da junção da BM&FBovespa e da Cetip), na TOTVS (empresa brasileira especializada em software, serviços, plataforma e consultoria) e no Banco Carrefour (instituição financeira do grupo Carrefour que possui cartão de crédito como principal produto). É ainda embaixador no Brasil do Stanford Reasearch Institute, fundado em 1946 pela Universidade de Stanford, que atua no desenvolvimento de produtos e soluções em tecnologia, inovação e educação.

 

Rivadávia Drummond
Pós-doutorado pela Faculty of Information Studies da Universidade de Toronto, no Canadá. É doutor, mestre e bacharel pela UFMG, além de especialista em Negócios Internacionais pela PUC Minas. Atualmente é Global Business Development Officer e Professor of Practice na Arizona State University, nos EUA. Foi Presidente da HSM, Reitor do UNIBH, partner e board member do Grupo Anima de Educação, professor da Fundação Dom Cabral, Sócio Diretor da Rivadávia & Associados e Associate Professor na Universidade de Hong Kong. Foi eleito personalidade do ano de 2013 na área de educação em Minas Gerais, agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira e também com a Medalha Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração.

 

Jessé de Souza
Formado em Direito pela Universidade de Brasília, concluiu o mestrado em Sociologia pela mesma instituição em 1986. Em 1991, doutorou-se em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg(Alemanha), país onde obteve livre docência nesta mesma disciplina na Universität Flensburg, em 2006. A partir de 2009, Souza empreendeu pesquisa sociológica em todo o país para confrontar a tese de que havia surgido uma "nova classe média" no país. O resultado foi a configuração de nova nomenclatura, a saber, "ralé", "batalhadores" e "ricos".

Escreveu e organizou 22 livros, em português, inglês e alemão sobre sociologia política, teoria da modernização periférica e desigualdade no Brasil contemporâneo. Atualmente, é professor titular de ciência política na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro.

Em 2015 foi nomeado pela Presidência da República ao cargo de presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Nathalia Arcuri
Jornalista, Blogueira, Educadora e Planejadora Financeira. Formada em jornalismo pela Uni Fiam Faam em 2006, Nathalia atuou como Estagiária SBT entre 2005 e 2006, Repórter, Produtora, Editora e Apresentadora SBT entre 2007 e 2009 e é Repórter e Apresentadora Rede Record de TV desde 2009.

Nathalia também é Autora do excelente Blog “Me poupe!” desde 2013, tem formação em educação financeira pelo Instituto DSOP (2012) e formação em planejamento financeiro pelo INSPER (2014).

 

Clóvis de Barros
Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP e palestrante há doze anos no mundo corporativo, consultor e autor.

Djamila Ribeiro
É pesquisadora e mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tornou-se conhecida no país por seu ativismo na internet.

Iniciou o contato com a militância ainda na infância. Uma das grandes influências foi o pai, estivador, militante e comunista, um homem que mesmo com pouco estudo formal, era culto.

Graduou-se em Filosofia pela Unifesp, em 2012, e tornou-se mestre em Filosofia Política na mesma instituição, em 2015, com ênfase em teoria feminista. Em 2005, interrompeu uma graduação em Jornalismo. Suas principais atuações são nos seguintes temas: relações raciais e de gênero e feminismo. É colunista online da CartaCapital, Blogueiras Negras e Revista Azmina e possui forte presença no ambiente digital, pois acredita que é importante apropriar a internet como uma ferramenta na militância das mulheres negras, já que, segundo Djamila, a "mídia hegemônica" costuma invisibilizá-las.

Em maio de 2016, foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo durante a gestão do prefeito Fernando Haddad.

Escreveu o prefácio do livro "Mulheres, raça e classe" da filósofa negra e feminista Angela Davis, obra inédita no Brasil e que foi traduzida e lançada em setembro de 2015. Participa constantemente de eventos, documentários e outras ações que envolvam debates de raça e gênero.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe