Funcef apresenta proposta que modifica atual estatuto | Portal
12/09/18 11:46

Funcef apresenta proposta que modifica atual estatuto

Funcef apresenta proposta que modifica atual estatuto.jpg

Sem diálogo com entidades representativas dos empregados da CEF, a Funcef realizou proposta de alteração no estatuto. O prazo definido pela Fundação é até o dia 16 de setembro para que as modificações sejam examinadas e feitas sugestões. Além do descaso ao Saúde Caixa, o banco pretende promover o desmonte do fundo de pensão de seus trabalhadores.

Entidades representativas da categoria já fizeram recomendações à proposta de revisão, que foram amplamente ignoradas, permanecendo assim, o texto original elaborado pelo grupo. Entre as mudanças sugeridas pela Funcef, estão abertura maior ao voto de minerva, ampliação dos poderes concedidos ao Conselho Deliberativo, implementação de processos que geram instabilidade na governança e fragmentação do processo eleitoral, dentre outras.

Após meses para definir a proposta de alterações, que foram feitas pela própria Funcef, sem consulta dos participantes e organizações representativas da categoria, a Fundação estipulou prazo de uma semana para que seja analisado o documento. A decisão é arduamente reprovada pela Conecef (Confederação Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal) e pela Fenae.

A consulta é pública e pode ser feita através do site da Funcef (www.funcef.com.br), em Proposta de Alteração do Estatuto. Além de conferir o texto, é possível fazer comentários de até mil caracteres, com argumentações.

“Mais uma vez eles querem decidir pelos direitos dos empregados da Caixa sem conversar com os próprios trabalhadores, que são fundamentais para a sustentação do fundo de pensão. É hora de haver unidade da categoria para barrar essas alterações que deteriorizam o atual modelo da Funcef”, declarou Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ.

Compartilhe